O vereador Rogério Yuri (PSDB) protocolou no sistema da Câmara Municipal de Dourados, no segundo semestre de 2023, projeto de lei que "cria o Programa de Conscientização e Incentivo à Doação de Cabelos para Pessoas em Tratamento de Câncer no Município de Dourados”. Após os trâmites pelas comissões pertinentes, a matéria foi à primeira votação em 26 de fevereiro e em segunda votação no dia 04 de março de 2024, sendo aprovado pelo plenário.
Segundo propõe o vereador Yuri, o programa tem como objetivos fundamentais promover solidariedade para com o próximo; enaltecer a importância de um gesto altruísta em meio à dor provocada pelo câncer e recuperar a autoestima dos pacientes em tratamento contra o câncer
“O Programa instituído por esta lei poderá ser desenvolvido e difundido por meio de convênios e/ou parcerias do poder público com entidades representativas, ONGs e demais colaboradores, por meio de ações, eventos, projetos, divulgações e demais atividades voltadas à conscientização acerca da importância da doação de cabelos para confecção de perucas”, justifica.
Relembrando o convívio com parentes e amigos próximos acometidos pela doença, Rogério Yuri, além de justificar as necessidades, ilustrou as possibilidades que a lei traz na formalização de convênios com o Município, Estado e União, podendo associações e ONGs acessarem subsídios, incentivos, apoio logístico, entre outros meios de suporte a todas as ações no propósito da lei.Yuri observa ainda que alguns tratamentos de câncer causam queda de cabelo e dos pelos, porque lesam as células dos folículos responsáveis pelo seu crescimento. Isso é mais comum com os quimioterápicos. A queda de cabelo, cientificamente chamada de alopecia, ocorre em razão de a quimioterapia afetar, principalmente, células que se multiplicam com frequência, como as do sistema capilar. Costumeiramente, o cabelo começa a cair depois da terceira ou quarta sessão de quimioterapia, podendo se soltar aos poucos ou em grandes tufos. Os tipos de câncer que exigem um tratamento mais forte, como o de mama, as leucemias e os linfomas, são, muitas vezes, combatidos com remédios que ocasionam ainda mais queda capilar.Ou seja, ao descobrir um câncer, além de tudo que passa pela mente a partir da confirmação do diagnóstico, um dos pensamentos que passa pela cabeça do paciente é o: “será que meu cabelo vai cair”. A perda dos cabelos acaba sendo constrangedor, principalmente, aos pacientes do sexo feminino.